Ethical Fashion Show

A moda ética ganha espaço em vitrines, salões de prêt-à-porter e desfiles em Paris. O mundo fashion parisiense está antenadíssimo com uma nova tendência que vai bem além do glamour e da criatividade dos costureiros: a moda ética, que defende o respeito aos direitos do trabalhador ligado à indústria têxtil, principalmente em países pobres e emergentes já que as roupas vendidas por muitas marcas européias, inclusive francesas, são fabricadas em países como Paquistão, Bangladesh, Tunísia, Marrocos, Romênia e Turquia.

Na próxima semana, será realizado em Paris o terceiro ‘Ethical Fashion Show’. A primeira edição, em 2004, reuniu cerca de 20 estilistas. Neste ano, mais de 60 marcas de várias partes do mundo estarão presentes. Os estilistas franceses, praticamente ausentes das passarelas no primeiro evento, representam agora um terço dos participantes. Até mesmo o governo francês resolveu aderir à tendência e lançou no último salão de moda prêt-à-porter de Paris, em setembro, um manifesto em favor da moda ética, destinado aos profissionais e também aos consumidores.  
Para Isabelle Quehé, organizadora dos desfiles ‘Ethical Fashion Show’, o maior entusiasmo pela moda ética não é explicado apenas pela preocupação dos consumidores em relação ao meio-ambiente ou às condições de trabalho nos países menos desenvolvidos, elementos, claro, importantes desse novo fenômeno de consumo. ‘Antes a moda ética tinha um estilo hippie, quase nada fashion. Hoje existe um trabalho de criação artística por parte dos costureiros e isso também atrai mais interessados’, diz ela.

O terceiro ‘Ethical Fashion Show’, que acontecerá de 13 a 16 de outubro, vai homenagear estilistas da Mongólia e da Tailândia. Marcas brasileiras, como a Pau Brazil, e franco-brasileiras, como os tênis Veja, fabricados com algodão orgânico e borracha produzida por uma cooperativa de seringueiros da Amazônia, também participam.  

 

Anúncios
Published in: on 03/10/2008 at 00:45  Deixe um comentário  
Tags: , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://fuxique.wordpress.com/2008/10/03/ethical-fashion-show/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: